domingo, 9 de novembro de 2008

7ª OFICINA PARA INCLUSÃO DIGITAL

A Oficina para Inclusão Digital constitui-se hoje no maior evento nacional sobre a temática, sendo importante a sua realização na Região Norte que, por sua vez, apresenta grandes desafios de inclusão digital.

Segundo o secretário adjunto de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Rodrigo Assumpção, a inclusão digital na Amazônia enfrenta duas grandes dificuldades devido às características territoriais da Região: a ausência de energia elétrica nas áreas rurais dos municípios, onde vive a maioria da população, e as dificuldades para conectar a população à internet.

Ele disse que há vários telecentros na Região Amazônica que funcionam à base de painéis solares e que a grande limitação não é o número de computadores, mas de placas de energia solar necessárias para ligá-los. Na sua opinião, também há pouca oferta de redes de fibras óticas e de cabeamento para acesso à banda larga.

Assumpção considera, ainda, que a rede de telefonia não cobre toda a demanda para o acesso discado à internet. “Ou você se limita ao acesso discado ou não tem outra opção a não ser via satélite”, salientou. “Isso aumenta o custo e limita a banda disponível.”

A 7ª Oficina para Inclusão Digital é uma realização da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento - SLTI/MP em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia - SEDECT, do Governo do Pará. O evento é um espaço de discussão e proposição de estratégias, políticas públicas e diretrizes de acesso e uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs).
http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/noticia/estao-abertas-as-incricoes-para-a-7a-oficina-para-inclusao-digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário