sábado, 21 de março de 2009

BLOG PEDAGÓGICO - DIALOGANDO SOCIOLOGIA

Depois de algumas pesquisas e estudo sobre Blogs Pedagógicos, resolvi colocar em prática esta ideia, a de um Blog para trabalhar/dialogando com meus alunos do Ensino Médio. A principio, o tema se resume a própria Disciplina Sociologia. Interessa o olhar do aluno por esta Disciplina e sua aceitação, em seguida, vários outros temas serão contemplados. Se quiserem participar sugerindo alguns temas, vamos gostar, quem sabe adotaremos, mas antes, verifique se já não estão incluídos no projeto, contido no slide. Espero que nossos alunos sintam-se motivados a contribuir, pois muitas das vezes, 45min, torna-se pouco para estabelecermos certos debates, assim, resolvi estender, para além de sala de aula, objetivando sempre, saber como nossos alunos compreendem o mundo que os cercam, através do blog.
Vale ressaltar que, nas Escolas cujo o projeto será destinado, ainda estamos aguardando a Sala de Informática, mas acredito que, temos que começar a criar mecanismos para atingir nosso alunado e dá uma outra visão da internet, até então vista unicamente, por alguns, somente como ambientes de bate-papo, como orkut, etc.
Algum tempo atrás, participei de uma experiência com professores de sala de informática, que se queixam da não participação dos professores neste local, quando foi perguntado se eles costumavam levar seus alunos a sala e trabalhar com a ferramenta disponível nos programas oferecido pelo Linux ou com a própria Internet, disseram que não. Acredito que temos que dá o exemplo, para, quem sabe, sermos seguidos.
Espero com esta iniciativa dar os primeiros passos, na escola onde estou lotada, pois não ouvi comentário de que alguém estivesse desenvolvendo algum trabalho neste sentido. Já estou colhendo alguns frutos, tímidos ainda, mas com tempo, aos poucos, chegaremos lá. "Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler nem escrever, mas sim, aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender" (Alvin Toffler)
Alunos, Participem!! Visitem nosso blog Dialogando Sociologia, foi feito para vocês.

Blog Dialogando Sociologia

O QUE É?

É um blog que tem objetivo levar o aluno a uma reflexão sobre vários temas sociológicos que serão postado, no decorrer do ano letivo. Alunos, contamos com sua participação, uma maneira diferente de interagirmos.

QUEM CRIOU?

Professora: Rosângela Pinho.

Disciplina: Sociologia.

Blog: Dialogando Sociologia

QUAL OBJETIVO?:

Estimular o intercâmbio de idéias;

Exercitar a escrita e uso da internet, incentivando a inclusão digital;

Motivar a elaboração textual e a analise critica.

PÚBLICO ALVO:

Alunos da 1ª e 2ª séries de Sociologia do

Ensino Médio, das Escolas E: Antônio Moreira Jr e Prof. Renato P. Condurú.

METODOLOGIA:

Serão postados textos e vídeos relativos ao conteúdo trabalhados em sala. O alunado deverá fazer uma reflexão sobre o tema, opinando, criticando, analisando. Deverá postar no final do texto ( já apresentado no Blog), seus comentários.

O primeiro assunto será sobre a Disciplina Sociologia, outros, temas como Bullying; Gravidez na Adolescência; Preconceito e outros temas que os alunos possam sugerir.

Observação:

Todos os comentários postados pelos alunos deverão somente aparecer quando for liberado pela professora Rosangela Pinho (todos os comentários irão para seu email)

Um comentário:

  1. Parabens pelo belo projeto. Sua idéia é excelente e promete expreiências muito gratificantes, tanto para ti quanto para os alunos. Boa sorte e nos mantenha informados. Franz

    ResponderExcluir